Identificar e classificar os riscos é de suma importância, para, assim criar planos de ação e contingências para mitigar os impactos negativos que, se ocorrerem, podem trazer prejuízo para a Empresa. Importante salientar que estes riscos podem ser tanto internos quanto externos à Organização.
É preciso olhar os riscos organizacionais com atenção. Dentre os principais tipos de risco a considerar, citamos:
- Estratégico, como por exemplo do concorrente;
- Conformidade, por exemplo, responder a uma nova legislação de saúde e segurança;
- Financeiro, por exemplo, inadimplência, variação cambial, aumento das taxas de juros de um empréstimo etc.;
- Operacional, por exemplo, a avaria de equipamento;
- Riscos ambientais, incluindo desastres naturais;
- Instabilidade política e econômica;
- Riscos de saúde e segurança;
- Riscos comerciais, como perda de clientes ou de fornecedores.
Planeje seu negócio!
Plano de negócio na Prática
Como podemos ver a lista de riscos é grande e não se exauri por aí, cada setor e segmento terão seus riscos primários e secundários. A partir de uma avaliação dos cenários, é possível tomar decisões e implementar ações da maneira mais assertiva possível. Temos que ter como princípio que toda a decisão tem riscos e precisa ser avaliada com muito critério para evitar resultados não satisfatórios para a Organização.
Neste processo, buscamos algumas respostas:
- Você consegue identificar as principais ameaças e/ou oportunidades para a sua empresa?
- Consegue identificar e quantificar o grau do risco?
- Consegue comunicar os riscos aos envolvidos?
- Como você implementa ações que mitigam os riscos?
- Estas respostas são essenciais para obter uma visão clara dos riscos que a tua empresa corre.
A organização deve perceber que atrás de um risco sempre existe uma oportunidade de desenvolver novos rumos e buscar soluções para problemas limitantes do sucesso. E o principal é avaliação das incertezas em relação ao futuro.
Por Patrícia Prates
Graduada em administração de empresas, formada em finanças e negócios, mestranda em Adm. e direção de empresas. Atualmente, atua como Consultora Empresarial, Mentora, Palestrante e Diretora Executiva da SIC Educação Corporativa.
Conheça nossos cursos:
Cursos por área
- Marketing e Vendas 8 produtos
- Tecnologia da Informação 8 produtos
- Recursos Humanos e Dept. Pessoal 6 produtos
- Finanças e Contabilidade 9 produtos
- Gestão de Projetos e Processos 3 produtos
- Empreendedorismo e Negócios 6 produtos
- Qualidade e Produção 4 produtos
- Saúde e Segurança no Trabalho 4 produtos
- Compliance e Direito 1 produto
- Inteligência Emocional 3 produtos
- Planos e Programas 4 produtos
- Eu Consultor | Formação de Consultores 1 produto
- Cursos em Destaque 10 produtos